(51) 3062.0101 - 3062.5959
Nossos serviços

Acuidade Potencial (PAM)
Exame que avalia o potencial de visão do paciente.

Angiografia com Indocianina Verde
Também chamado de Indocianinografia (ou ICGA), é o exame de angiografia que, ao invés de estudar a circulação da retina com o corante fluoresceína, consegue-se uma avaliação detalhada e minuciosa da circulação da coróide.

Angioretinografia Digital
um procedimento que, após aplicação de contraste endovenoso, o examinador observa e registra (por meio de fotografias). Este exame tem como objetivo avaliar a trajetória deste contraste na trama vascular da retina e região posterior dos olhos.

Campimetria Computadorizada
A campimetria é um exame médico que avalia a percepção visual e periférica de um indivíduo.
A visão central é medida por meio da avaliação da visão de perto e de longe. Já a visão periférica é medida utilizando o campo de visão reduzido de 180° (campo de visão periférica que um indivíduo tem quando se encontra com os dois olhos abertos) para 160°, pois um dos olhos fica coberto e o nariz tapa uma diminuta parte da visão.

Ecobiometria de Imersão
Este exame é realizado para cálculo do comprimento (tamanho) do globo ocular e cálculo de Grau da Lente Intra Ocular a ser implantada nos casos de cirurgias de catarata ou corretivas de grau. Esta medida é feita com o Ecobiômetro Ultra-sônico ( aparelho de ultrassom com função especifica de medir com precisão as dimensões oculares)

Biometria por Interferometria a Laser
Biometria por interferometria de coerência óptica (IOL Master) apresenta uma precisão 5 vezes maior do que a Biometria Ultrassônica aumentando ainda mais a precisão diagnóstica. Mede-se as diversas estruturas oculares como o comprimento do olho, as dimensões da câmara anterior, cristalino e vítreo. Possibilita calcular o grau da lente a ser colocada dentro do olho nos casos de cirurgia de catarata com a maior precisão da atualidade. Saber qual o melhor grau da lente intraocular permite que o paciente tenha uma melhor visão após a cirurgia. Ter conhecimento do comprimento do olho é importante também no diagnóstico de alterações no tamanho ocular

Ecografia Ocular
Sinônimo de ultra-som ocular. Permite o exame das estruturas internas do olho quando os meios ópticos não são transparentes, e não permitem o mapeamento de retina. Em casos como, por exemplo, de catarata total, hemorragias intra-oculares e opacidades da córnea não é possível examinar o olho “por dentro”, utilizando-se então a ecografia.

Mapeamento de Retina
O mapeamento de retina, também conhecido como exame de fundo de olho ou fundoscopia, é um exame em que o oftalmologista consegue observar os nervos, vasos sanguíneos e o tecido do olho responsável pela captação das imagens, podendo detectar alterações e permitir a indicação do tratamento.

Microscopia Especular
Microscopia Especular de Córnea tem a função de avaliar as células da camada mais profunda córnea, o endotélio, permitindo a análise quantitativa e qualitativa das células da mesma (formato, tamanho, número das células).

OCT
O OCT é um dos exames mais modernos para análise das doenças da Retina e do Glaucoma. Está indicado, principalmente no diagnóstico de alterações na Retina como na DMRI ( Degeneração Macular Referente a Idade), Buraco Macular, Retinopatia Diabética e acompanhamento precoce das alterações de fibras do nervo óptico no Glaucoma. Esse procedimento, as vezes requer dilatação da pupila.

Papilografia Digital
A papilografia nada mais é que uma retinografia com ênfase, principalmente sobre a papila óptica (porção intraocular do Nervo Óptico), para acompanhamento, comparações futuras ou diagnóstico de glaucoma, entre outras doenças . O dado mais relevante a ser avaliado é o tamanho da ESCAVAÇÃO da papilaóÓptica ( área mais clara e côncava da papila , por onde emergem os vasos retinianos).
A escavação normal da papila ocupa até cerca de 50% do diâmetro total desta, podendo algumas pessoas terem escavações maiores que o normal por características genéticas.
Escavações maiores que o normal ou assimétricas de um olho para outro podem indicar possibilidade de glaucoma, mas o mais importante é que estas escavações mantenham seu tamanho a vida toda, seja ele qual for.

Paquimetria Ultrasônica
Este é o sistema mais preciso para a medição da espessura corneana , o que é indispensável nas situações de pré- operatória em cirurgias de correção de grau, anéis corneanos, cirurgias oculares em geral , avaliação da precisão da medida de pressão intraocular, uma vez que a espessura corneana influência diretamente nesta medida.

PENTACAM
O pentacam é um exame utilizado na oftalmologia onde se realiza uma tomografia de coerência ótica bilateral da córnea e do restante segmento anterior do olho, com objetivo de diagnosticar algumas patologias oculares, como por exemplo, astigmatismo, ceratocone, catarata, glaucoma, entre outras doenças dos olhos.
O pentacam é, assim, um exame oftalmológico que obtém imagens em 360° e em três dimensões (3D) da superfície anterior e posterior da córnea e do cristalino.

Retinografia Digital
A retinografia digital consiste no registro fotográfico do aspecto e condições da retina e papila óptica (inicio do Nervo Óptico) na forma de imagens coloridas e em preto e branco.

Topografia Corneana
Através da projeção de anéis luminosos (anéis de Plácido) sobre a córnea e a distorção dos seus reflexos capturados de forma digital , o topógrafo faz uma avaliação do relevo da córnea com finalidade de avaliar presença ou evolução de doenças que causam irregularidades corneanas , como Ceratocone e altos astigmatismos.
As imagens computadorizadas são elaboradas na forma de um mapa colorido das curvaturas, correspondendo às cores mais quentes, às áreas mais curvas e às cores mais frias, às áreas mais planas.
O exame é também solicitado para planejamento e adaptação de Lentes de contato, pré e pós operatórias de cirurgias de correção de grau, catarata , implantes de anéis Corneanos e transplantes de córnea.

YAG LASER
Exame realizado com laser Nd: YAG laser, indicado principalmente para tratamento de opacidade capsular no pós-cirúrgico de catarata. Em alguns casos a cirurgia de catarata pode evoluir para uma opacidade em uma região do olho chamada de cápsula posterior, na qual a lente intraocular está apoiada. Essa opacidade evolui com piora na visão após a cirurgia, chamada por alguns como de segunda catarata, pois a visão volta a ficar turva. O processo de aplicação do laser elimina essa opacidade, restabelecendo a visão.